quarta-feira, 13 de abril de 2011

FILOSOFIA, EXERCÍCIO DO FILOSOFAR E PRÁTICA EDUCATIVA


Neste texto, pretendemos discutir contribuições da prática do filosofar para a prática educativa.
Para tanto, vamos iniciar nossa discussão estabelecendo um conceito de filosofia tendo como base o exercício do filosofar e seus fundamentos; em segundo lugar discutiremos algumas indicações do método do filoso-far, desde que está nos interessando fazer indicações que possibilitem ao leitor exercitar a sua própria prática de filosofar; por último, chegaremos à exploração de alguns aspectos da filosofia e do filosofar para a prática educativa, tema propriamente deste texto.
Vamos, pois, tentar introduzir-nos na compreensão do que vem a ser filosofia, levando-se em conta, de um lado, o objeto do seu entendimento e, de outro, o seu significado para a existência humana e, no caso, para a prática educativa, na medida em que está na raiz de todas as condutas humanas, desde que estas se direcionam a partir dela. Ou seja, vamos analisar a filosofia como uma forma de conhecer e de conheci-mento que aborda, discute e reflete a prática humana cotidiana, nas suas diversas dimensões (existencial, política, social, educativa,...), dan-do-lhes uma direção.
Autor: Cipriano Carlos Luckesi
Artigo na íntegra:

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